http://www.blogsdemoda.pt/wp-content/uploads/102574-thumb-1024x576.png
Por: Pieces of Me
Sou sincero quando digo que estou cada vez mais orgulhoso do país onde vivo. Sei que os tempos são difíceis e que isso faz com que muita gente se retraia e que a comodidade tome conta da rotina das pessoas. Neste sentido e, quando descubro novas marcas e novos criadores que, com valentia, tentam enfrentar todas estas más circunstâncias, dá-me vontade de aplaudir ainda para mais quando apostam em produtos que nos são conhecidos.
A Grigi marca que hoje vos apresento, foi criada por Mónica Gonçalves, uma designer de moda que se dedica ao estudo e à experimentação de diversos materiais de teor natural aplicando-os em acessórios e até mesmo peças de roupa. É pioneira no uso da Malha de Cortiça e foi já premiada tanto nacional como internacionalmente. A criadora, astuta porque não temeu a crise, refere que “Todos os designers têm um dom. A minha identidade afirma-se pelo experimental – mutação, uma outra face de peças utilitárias e de dupla funcionalidade, o novo e o diferente.” E é precisamente isto que se pretende: que haja vontade de fazer e que não se tenha medo de arriscar.
Esta marca cruza os valores da tradição, da ecologia e da sustentabilidade sendo que o maior desejo é o trazer o design à cortiça e, por seu turno, a cortiça a um lugar mais próximo dos clientes através do vestuário.
Fiquei fascinadíssimo com as coleções que a marca disponibiliza (por mim algumas das peças vinham morar cá para casa) bem como os projetos em que está envolvida. Os materiais utilizados variam. Vão da Cortiça extraída da casca do Sobreiro, ao Burel tecido serrano, português, passando também pela Seda Vegetal vindas de sementes e caules de determinadas plantas. Dos tecidos mais leves aos mais pesados, o importante é buscar inovação à tradição.
A Natural Box é “uma coleção composta por vários materiais nobres de origem portuguesa onde a cortiça se destaca através da sua aplicação em pormenores e acabamentos.A conjugação de peças estruturadas e peças fluidas, num tom natural que cria uma harmonia cromática, afirma toda uma preocupação ecológica presente na coleção”.
Cork Knitted diz respeito a uma “coleção criada exclusivamente para a marca “Cork & Co.”, composta por peças feitas em malha de cortiça. Esta coleção é composta por peças exteriores e acessórios: boinas, cachecóis, coletes, blusas e casacos”.
A En.Fol.Der “procura explorar o conforto associado à ideia de abrigo protecção. As criações, embora sejam peças de vestuário, remetem para o seu uso, apontando para a mobilidade e a facilidade de utilização em qualquer espaço ou situação”. Esta coleção outdoor é composta por uma vasta variedade de modelos que vão de mochilas a casacos. Fiquei espantado com a tamanha versatilidade.
Em relação à coleção de Homem, podemos encontrá-la inserida em diversos projetos. Estas coleções fazem parte de parcerias estabelecidas entre a Grigi e outras marcas. A meu ver estes projetos resultam muito bem porque aliam a roupa feita em materiais naturais com acessórios tal como podem observar.
O projeto Saccus resultou muito bem, a meu ver, porque alia as camisas que eu adoro e não dispenso com malas que é outro acessório sem o qual eu não passo. A camisa é feita Burpel tem aquele pormenor frontal, em tom nude, que lhe dá um toque clássico e que confere a “tal” originalidade que uma camisa básica branca tanto precisa. Independentemente dos estilos, poderá ser usada nas mais diversas ocasiões tendo em conta que o branco e o nude serão sempre cores intemporais.
O Uono já é um projeto mais arriscado e mais irreverente. Um pouco mais na onda do Street Style. Esta parceria nasceu “com a afirmação de um estilo de vida, caracterizado por uma escolha natural de aproximação com a terra e ao que dela provém. Sem obrigações e leis regidas por uma sociedade, UONO deixa-se levar pelas suas crenças e ideologias, que dão lugar a uma linha condutora de desapego ao que faz parte do dia-a-dia do homem”. Confesso que estou completamente in love com o estilo dos casacos e que este, do lado esquerdo, me encheu completamente as medidas.
Estou mesmo muito contente por ter encontrado esta marca que pode e tenho a certeza que vai levar Portugal além fronteiras. Temos de apostar no que é nacional, no que tem qualidade… Porque Portugal, embora muita gente faça parecer que não, tem muita qualidade, muito bons produtos. O que é necessário, no meio disto tudo, é que haja gente que seja capaz e que não tenha medo de ir à luta.
Este post foi só para vos aguçar a curiosidade. Se acederem ao site poderão ver mais coleções e mais projetos com os quais a marca conta. É sem dúvida um outro mundo que deve e merece ser partilhado.
Tenho orgulho em ser Português! Tenho orgulho em gente que trabalha sem medos.Quem daí já conhecia a marca? Gostam?
Grigi | Malha de Cortiça
Blogs de Moda
fashion, homem, moda, Mulher, Pieces of Me
0 comentários: